Leis Gerais do Capivarismo (humor)
Para os novatos: quando uma pessoa comete um erro, uma manota durante a partida dizemos que ela deu uma "capivarada". Ou seja, jogou de maneira desajeitada, desastrada, afobada tanto quanto uma capivara em meio a uma fuga o travessia de regato. Assim, conheça as leis do capivarismo.
As (primeiras) Dez Leis do Capivarismo (não necessariamente nessa ordem) Fonte: http://www.clubedexadrez.com.br/menu_artigos.asp?s=8
1ª Quando o capivara tenta reverter um erro por ele cometido, faz outro em seguida;
2ª Quando o adversário faz o lance ganhador, o capivara conclui que este seu último lance não era tão bom quanto parecia;
3ª Quando um capivara sacrifica, sabendo que há uma única refutação em mil, o adversário, por pior que seja, sempre encontra esse lance ganhador;
4ª Quando o capivara avalia que seu adversário deixou uma peça desprotegida, toma e, momentos depois, entende o mito do Cavalo de Tróia;
5ª Quando o capivara acha que conseguirá inevitavelmente dar o mate, é surpreendido com um “mate de gaveta” do adversário, com torre na oitava fileira;
6ª Quando o capivara acha que encontrou uma longa combinação ganhadora, sempre, após dois ou três lances, é surpreendido com um mate intermediário, do adversário, é claro;
7ª Quando o capivara decora uma partida e torce para que o adversário “caia” na cilada programada, sempre esse adversário joga alguns lances de acordo com a expectativa, porém altera a seqüência e vence a partida;
8ª Quando o capivara, em casa, avalia a partida da lei anterior, descobre que poderia ter vencido se jogasse o lance mais óbvio cobrado pela posição, logo após a alteração;
9ª Quando o capivara realiza uma seqüência de sacrifícios magistrais, descobre posteriormente que não dispõe de uma única peça para dar o mate;
10ª Quando o capivara constata que está perdido, pergunta-se sobre o porquê de continuar insistindo em jogar xadrez.
As (segundas) Dez Leis (complementares) do Capivarismo:
1ª Quando o capivara acha que fez um lance decisivo e ganhador, acerta apenas 50% dessa sua avaliação;
2ª Quando o capivara percebe que sua dama está atacada, não a remove, optando por um xeque intermediário. Empolga-se e dá outro xeque. Faz um lance preparatório para o mate magistral, porém se esquece do início desta lei;
3ª Quando o capivara decora várias partidas, inclui em seu repertório uma variante perdedora... e não é que a joga!
4ª Quando o capivara pensa em jogar um "f5" ganhador, mas surge não sei de onde um forte enxadrista para ver a partida, o capivara opta por não jogar aquele lance ganhador, por medo de eventuais críticas posrteriores. Invariavelmente, após a partida, o forte jogador dirá: - Por que você não jogou "f5" naquela hora? Era ganhador!
5ª Quando o capivara demora muito para rocar devido à sua indecisão, sofre um ataque demolidor no centro do tabuleiro;
6ª Quando o capivara quer mostrar uma partida que venceu, nunca consegue recompor a seqüência de lances;
7ª Quando o capivara consegue uma vantagem decisiva sobre um adversário bem mais forte, lembra-se que não sabe dar mate com bispo e cavalo contra apenas um indefeso rei;
8ª Quando o capivara constata, com tristeza, que perdeu por tempo uma partida "ganha", bem depois é avisado por alguém que presenciava o jogo que o tempo do adversário "caiu" antes;
9ª Quando o capivara finalmente, após infindáveis manobras, descobre a linha de ganho, o adversário chama o árbitro e diz que serão completados os 50 lances, sem captura ou movimento de peões;
10ª Quando o capivara constata que, como sempre, está perdido mais uma vez, pergunta-se sobre o porquê de continuar insistindo em jogar xadrez.
Concurso para criação de nossa logomarca - atualizado
Você já deve ter observado que normalmente os clubes, partidos, empresas, etc têm a sua logomarca. É aquele símbolo que sempre que o vemos entendemos vários significados por trás dele. O que nos falta é criarmos o nosso.
Então, apelamos para a criatividade de nossos alunos para a criação da marca, ou logomarca, de nosso PDX. Para concorrer basta "bolar" a sua marca e entregar uma cópia com seu nome, turma e turno para os professores Otto, Lílian (manhã) e Thaíse (tarde). Podem ser apresentados mais de um desenho por aluno.
Eles serão selecionados por essa comissão e votados por todos os alunos QUE JÁ SABEM JOGAR XADREZ. Porém, para concorrer basta saber desenhar.
Se você ainda não sabe, corra e aprenda logo e veja o que estava perdendo.
A data de entrega de propostas de logomarca será o dia 06 de julho. O prêmio, além da honra de marcar a história de nossa escola, será um tabuleiro de xadrez em tamanho oficial.
Resultado do 1º Torneio PDX Ivan Diniz Macedo (nov/2008)
Campeão Geral Welbert
Vice-Campeão Geral Josiana Santos
Masculino
1 Willam 12 (tarde)
2 Iago13 (tarde)
3 Carlos 10 (tarde)
4 Clodoaldo 12 (tarde)
5 Mario 33 (Manhã)
6 Jonata Jr 12 (tarde)
7 Leonardo 12 (tarde)
8 Leonardo 33 (Manhã)
9 Wanderson 6 (Manhã)
10 Gustavo H. 6 (Manhã)
Feminino
1 Josinéia Santos 12 (tarde)
2 Luana Allis 10 (tarde)
3 Geisiele 14 (tarde)
4 Natália 11 (tarde)
5 Rafaela 13 (tarde)
6 Tainára 10 (tarde)
7 Rosimar 11 (tarde)
8 Ana Flávia 14 (tarde)
9 Mayara 10 (tarde)
10 Ester 12 (tarde)
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